BLOG

Realize suas resoluções de ano novo com 5 dicas para investir bem

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Resoluções de final de ano sempre servem como combustível para melhorar ou iniciar novos hábitos e, dentre eles, organizar a sua saúde financeira é tão importante quanto todas as outras decisões. Até porque, com as contas no lugar, é mais fácil investir em si mesmo.

Por isso, muitas pessoas iniciam o ano focando em zerar suas dívidas e melhorar a saúde do bolso. Com um 2020 maluco inclusive para o mercado, 2021 será uma grande oportunidade para bons investimentos. Afinal, a recuperação financeira, crescimento de novos setores e a taxa de juros baixa atraem a atenção de investidores iniciantes e experientes.

Mas toda trajetória de sucesso começa com um bom planejamento. Por isso, preparamos 5 dicas para te ajudar na resolução de melhorar sua vida financeira e fazer de 2021 uma virada nos seus hábitos:

1. Organize sua vida financeira

O ditado é antigo, mas é certo: não se começa uma casa pelo teto. Antes de tudo, é preciso que você tenha sua vida financeira regulada. Quanto você recebe por mês? Quais seus gastos fixos? O que é supérfluo? Quanto posso economizar? Como quitar minhas dívidas? Enfim, as respostas para todas essas perguntas serão a estrutura de toda sua estratégia financeira.

Seja com R$ 5 mil ou R$ 50, é possível investir por menor que seja o valor que você consegue guardar.

2. Defina seus objetivos

Você já descobriu quanto gasta por mês, quanto pode guardar e quanto quer investir. Ainda assim, não é hora de sair investindo. Cada ativo tem sua característica e atende aos desejos de cada investidor. Então, é importante saber qual o objetivo dos seus investimentos.

Se você busca aposentar mais cedo, ativos de rentabilidade em longo prazo serão mais atrativos. Em contrapartida, a família cresceu e precisa comprar um apartamento maior? Talvez você tenha de buscar mais rentabilidade no curto prazo. Com isso resolvido, você pode traçar seu ponto de partida e seu destino. Nesse sentido, agora é hora de pensar na jornada.

3. Conheça seu perfil

Já sabe como começar e onde quer chegar. Pense de que forma quer fazer isso. Um dos fatores mais analisados por assessores, corretoras e gestores é o perfil de investidor dos seus clientes. Há quem esteja apto a correr mais riscos buscando maior rentabilidade, enquanto outros preferem ser mais defensivos e fugir de ativos em que a volatilidade do mercado pode influenciar os resultados de forma mais expressiva.

Não se preocupe: você encontrará um produto adequado para seu perfil. O importante é sentir confiança na sua decisão e na sua realidade de investimento. Então, seu perfil indicará o melhor caminho para alcançar seu objetivo.

A maioria das corretoras irá te enquadrar dentro de 3 perfis:

Conservador: prioriza a segurança dos rendimentos e prefere investir em opções com baixo risco. Isso porque a tolerância ao risco dele é menor e ele tem receio de perder dinheiro.

Moderado: gosta de segurança, mas está mais aberto à possibilidade de investir em aplicações com um pouco mais de risco. Perfil um pouco mais versátil quando o assunto é dinheiro.

Agressivo: sem medo de arriscar ou de perder dinheiro. Ele prioriza a possibilidade de rentabilidade maior, mesmo que isso significa estar aberto a maiores riscos.

4. Estude o mercado

Com o caminho traçado, você pode começar a olhar de forma mais prática onde investir, o valor que deseja investir, o que deseja alcançar e o que está disposto a arriscar para isso. É hora então de rastrear quais produtos se encaixam melhor no seu perfil.

Como qualquer produto, é importante que você conheça onde está colocando seu dinheiro. Não apenas as características de cada ativo, mas de que forma os estudar. Conceitos como rentabilidade, risco, taxa administrativa, tributações, o momento do mercado, cenários macroeconômicos, devem ser observados com atenção. Enfim, muitos fatores devem ser estudados para tomar a melhor decisão de investimento.

5. Comece a investir

Cumpra todos esses passos e você com certeza estará mais bem preparado para enfrentar o mercado. Entretanto, é importante lembrar que esses exercícios devem ser repassados periodicamente. O mercado muda, novas oportunidades se abrem e você também pode mudar as condições de como investir.

Outro ponto importante a observar é a sua plataforma de investimentos. Procure plataformas seguras, com equipes preparadas e assessores qualificados para te indicar as melhores opções de investimentos.

Aproveite 2021 e inicie agora um jeito novo de viver.

Fonte: XP Investimentos

Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter: